Criado o Prontuário Eletrônico do Cidadão, na Saúde em Perdões-MG

Prontuário Eletrônico do Cidadão - Enfermeira Ábia Mendes Bueno Castro Lutfala - PSF Rosário

Criado o Prontuário Eletrônico do Cidadão, na Saúde em Perdões-MG

Continuando com a política de informatização e melhoramento dos serviços de saúde do município, a Prefeitura Municipal de Perdões, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando, em todos os PSFs, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), e o PSF Rosário foi o pioneiro e hoje conta com um atendimento totalmente informatizado para seus pacientes.

O PEC tem como objetivo a identificação do registro dos atendimentos por meio do Cartão Nacional de Saúde (CNS), para com isso agilizar e qualificar os serviços à população nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, como consultas e procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

Todo o histórico das condições de saúde dos munícipes estará disponível no sistema no momento do atendimento, assim como as informações de consultas, procedimentos, exames e medicamentos, promovendo uma efetiva coordenação e gestão do cuidado do cidadão, além da possibilidade de compartilhamento de informações com outros serviços de saúde, trazendo mais agilidade, qualidade e segurança no atendimento.

De acordo com a coordenadora dos PSFs, Dagmar Arriel, o usuário do SUS de Perdões terá o privilégio de contar com um serviço mais humanizado, eficiente e menos burocrático.

“O perdoense só terá a ganhar com esse serviço, pois vai acabar com o trabalho burocrático de preenchimento de papéis e o prontuário será usado como um banco de dados que carregará o seu histórico na saúde”, disse.

O Prontuário do Cidadão, ficará disponível para os profissionais de saúde de toda a rede básica do município, facilitando em casos de mudanças de endereço ou necessidade de atendimento por outra UBS que não seja sua unidade de referência.

Perdões é uma das poucas cidades da região, que já implantaram o programa do Governo Federal em suas unidades de saúde e o PSF do Rosário é o primeiro no município.